Qual o tamanho das torcidas no Brasil?

Uma análise dos números apresentados pela pesquisas de tamanho de torcida entre clubes brasileiros

torcida-do-corinthians-faz-a-festa-no-pacaembu-antes-da-partida-contra-o-flamengo-1349917902855_1920x1080

Todos os anos são publicadas novas pesquisas sobre o tamanho das torcidas de clubes do futebol brasileiro. Porém, até que ponto esses números são reais?

Bom, vamos começar do primeiro entendimento que vejo ser necessário: as pesquisas realizadas pelos Institutos DataFolha e IBOPE, consideram o número total de habitantes no Brasil, um pouco mais de 190 milhões de pessoas. Mas as perguntas que ficam são:

– Somos todos torcedores de algum clube de futebol?

– Todas as pessoas que conhecemos têm um time de coração?

– Crianças com menos de 10 anos de idade, por exemplo, podem ser consideradas torcedoras?

Além destes pontos é preciso considerar também o que, na minha visão, pode ser caracterizado como um torcedor de um clube, para isso, alguns pontos cruciais. No meu entendimento torcedor é aquele que “consome” o clube, seja na compra de produtos oficiais, ingressos para jogos, acompanhando partidas pela TV, sabendo do dia-a-dia. Ou vocês não conhecem alguém que se diz torcedor de um time, mas não sabe com quem será o próximo confronto, quem joga no time, qual o nome do treinador, qual a posição na tabela, e por aí vai?

Um bom exemplo para ilustrar este meu pensamento vem da recente publicação do blog “De Prima”, pertencente ao Lancenet, a qual segue abaixo:

“Depois de enfrentar reclamação de torcedores, o programa Sócio Rei, do Santos, virou líder entre os clubes paulistas. Tem 49,2 mil sócios-torcedores adimplentes. Apesar de liderar o estado em número total de associados, com mais de 100 mil, o Corinthians fica em segundo, com pouco menos de 46 mil adimplentes.”

Com isso torna-se possível entender a minha visão sobre as torcidas, não que o torcedor precisa ser sócio do seu clube, mas sim pela análise da grande diferença dos números apresentados nas mídias. O Corinthians, que segundo a última pesquisa do Datafolha, possui mais de 30 milhões de torcedores pelo Brasil, conta com 100 mil sócios, aproximadamente 0,30% do total, sendo apenas 46 mil adimplentes, enquanto o Santos, oitavo colocado no ranking com 5,7 milhões de torcedores, possui 49 mil sócios adimplentes, isso sem o clube contar com um espaço social de lazer, como outros clubes possuem.

Não estou dizendo que a classificação de tamanho das torcidas não seja essa, muito menos duvidando desses Institutos de Pesquisa, os quais respeito e confio muito, porém não podemos simplesmente olhar os números sem interpretar o que está sendo mostrado, e sem analisar as reais intenções da pesquisa ser realizada e publicada desta forma. O Flamengo e o Corinthians possuem sim as maiores torcidas do Brasil, porém com números bem distantes desses apresentados nas pesquisas.

Joel Prado

Please like & share:
Adicionar a favoritos link permanente.